domingo, 1 de agosto de 2010

Notícia Importante: Celular, câmera e relógio não precisarão mais ser declarados na alfândega

Update (04/Ago): Regras válidas a partir de Outubro/2010

People,
Parei meu diário de viagem para passar uma notícia mega importante para vocês !!!!!!!

Celular, câmera e relógio não precisarão mais ser declarados na alfândega


BRASÍLIA - A partir de segunda-feira o viajante que trouxer do exterior um relógio de pulso, uma câmera fotográfica ou um celular não precisará mais
declará-los à Receita Federal quando entrar no país, como acontece atualmente. Esses objetos passam a fazer parte da chamada cota de bens de uso pessoal e não pagarão impostos. Além disso, roupas, acessórios e produtos de higiene pessoal também entram nesse mesmo quesito e ficam isentos de impostos.
A medida, que será implementada por meio de uma portaria do ministro da Fazenda, Guido Mantega, não vale, no entanto, para laptops e filmadoras. Esses itens ainda necessitam ser declarados e continuam sujeitos ao pagamento de impostos caso o valor ultrapasse US$ 500, limite de compras no exterior para quem utilizou transporte aéreo, ou US$ 300, no caso de viagem marítima.
Somente na terça-feira, no entanto, a Receita Federal deverá baixar instrução normativa com o detalhamento das novas regras para compras no exterior.
Também serão fixados limites no que antes era avaliado apenas pelo juízo do auditor. Por exemplo: a partir de segunda-feira, o viajante poderá trazer, no máximo, doze garrafas de bebidas alcoólicas, dez maços de cigarros com vinte unidades cada, 25 unidades de charutos ou cigarrilhas e 250 gramas de fumo. Até então, como não havia essa medida, a liberação do bem dependia do fiscal. Se ele achasse que duas garrafas já excediam a cota, o viajante era tributado.
Outra facilidade, que vai evitar a burocracia: a partir de segunda-feira, não será mais obrigatório declarar à Receita, antes de embarcar, produtos estrangeiros que está levando, como, por exemplo, laptops e câmeras fotográficas ou filmadoras fabricados em outros países. A Receita passou a entender que esse formulário, chamado de Declaração de Saída Temporária, apenas aumentava a burocracia.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/07/31/celular-camera-relogio-nao-precisarao-mais-ser-declarados-na-alfandega-917291648.asp

Créditos ao nosso leitor Vinícius Sodré que me enviou essa reportagem !!!!!!

10 comentários:

  1. Eles nada mais fizeram do que regulamentar algo que já acontece a muito tempo. Deveriam aproveitar o embalo e aumentar a cota de produtos. Vamos combinar que U$500,00 dólares é um valor irrisório. Pouquíssimas são as pessoas que não excedem esse valor ao voltar para o Brasil e declaram. Tudo bem que não podem aumentar muito, porque senão vai rolar um contrabando maior do que existe, mas acho que uns U$1500,00/2000,00 é um valor razoavél.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog! Muito completo, prático e objetivo como poucos! Está ajudando bastante no projeto do meu roteiro.
    Com relação ao post acima, cuidado! Parece que as coisas não sao assim tão simples! Tá rolando uma discussão legal no blog do Ricardo Freire. Dêem uma olhada: http://www.viajenaviagem.com/2010/08/a-receita-e-a-muamba-pessoal-devagar-com-o-andor/#comment-82148

    ResponderExcluir
  3. Oi David,
    Obrigada pelas informações !! e muuuuito obrigada também pelos elogios !!!!

    People,
    Fica aí a dica...

    Abraços,
    Sara

    ResponderExcluir
  4. Sara...que legal esta viajem!! Amei seu relato pra variar...bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Sara, gostaria de saber se você compra os ingressos para os parques em Orlando ou você comprou no Brasil antes de viajar? qual a melhor opção? preços melhores?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Bina,
    Muuuuio obrigada pelo elogio !!! Continue nos visitando !!!

    Oi Mariana, tudo bem ?
    Eu prefiro comprar os ingressos por aqui, por dois motivos:
    1) Você paga um pouco mais barato
    2) Não perde tempo nas filas =] e nem se preocupado onde comprar, já viaja com tudo certinho !!!
    Dá uma olhada nesse link:
    http://tipsfortripsbr.blogspot.com/2010/03/indice-dicas-geral.html
    Que lá vc vai encontrar as dicas para comprar os tickets pela internet, entre no link:
    - Dicas Universal
    - Dicas Disney

    Qualquer dúvida é só escrever aqui no blog....
    Bjus,
    Sara

    ResponderExcluir
  7. Débora

    Sara seu blog ficou show.
    Estou planejando uma viagem para orlando/nova york/miami e pretendo comprar algumas coisinhas por lá como eletrônicos, cosméticos e roupas, queria saber em qual dos 3 lugares você acha que vale mais a pena comprar.

    Obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Olá Sara,
    Estou amando seu blog, tem muitas informações e seus comentarios são mto legais. Estamos indo para Disney em janeiro 2011, isso se o visto for concedido, pois nossa entrevista é agora em outubro!!
    Gostaria de saber se no dia do seu aniversario vc obteve o Fun Card. Iremos passar o aniversario do meu filho por la mas estou em duvida se ainda existe isso!! Alguma dica?! bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Débora, tudo bem ?
    Dá uma olhadinha no meu post sobre compras que lá tem mais detalhes, mas em resumo o imposto na Flórida é mais barato, então já se economiza um pouquinho, hehe
    Bjus,
    Sara

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivy, tudo bem ?
    Obrigada pelos elogios !!! Então, não existe mais os benefícios para o dia de aniversário, pelo menos agora em 2010, eles dão somente um bottom =/
    Bjus,
    Sara

    ResponderExcluir