sábado, 20 de março de 2010

Notícia - Espera por entrevista para visto dos EUA em SP é de até 46 dias

20/03/2010 - 08h47 -
Espera por entrevista para visto dos EUA em SP é de até 46 dias

MÁRCIO PINHO
da Folha de S.Paulo

Começa com 46 dias de espera. Seguem-se então horas na fila, no calor de um pátio sem ar condicionado e, com sorte, sentado. Quem deseja tirar visto no Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo pode ter de passar por tudo isso --além do tradicional receio de não obter o documento.

São essas as queixas comuns no consulado que mais emite vistos americanos no mundo --mais de mil por dia.
A saga começa no agendamento. No site www.visto-eua.com.br, o candidato é informado de que deverá aguardar 46 dias até a entrevista em São Paulo, cidade mais concorrida entre as quatro que oferecem o serviço --as outras são Rio, Recife e Brasília.

Depois, vem a dificuldade de ser atendido. A Folha esteve na semana passada no consulado, na Chácara Santo Antônio (zona sul), e ouviu de pelo menos quatro visitantes que a entrevista havia ocorrido duas horas depois do horário agendado para a chegada.

"Tinha que estar aqui às 10h30, mas cheguei às 10h para garantir. Só consegui sair perto das 12h30", disse a dentista Renata Kobe, 28, que pretende viajar para a Disney.

Segundo o comerciante Renato Nunes, 34, a longa espera foi acompanhada do calor. "Ficamos sob um telhado que parece de zinco e que esquenta."

Alguns comemoravam o fato de serem atendidos em poucos minutos --idosos e gestantes, por exemplo, têm preferência. Já outros têm de esperar a manhã inteira, como o estudante Diego Beninca, 22, que ficou cinco horas no local e saiu sem o visto. "Só queria fazer um curso de inglês", lamentou.

A reportagem visitou o interior do consulado na terça, acompanhada pelo chefe da seção consular David Meron. Presenciou pessoas esperando ao sol, outras na sombra de árvores e algumas sentadas no chão. Outras estavam numa fila em formato espiral --algumas de pé e outras sentadas, mas que se levantavam a cada movimentação da fila.

Em geral, os pleiteantes afirmaram que conseguir o documento foi tranquilo e houve poucas perguntas na entrevista --entre elas, se pretendiam ficar nos EUA após a viagem. Disseram que os vice-cônsules, responsáveis pela entrevista, foram atenciosos e não ameaçadores, como imaginavam.

As filas no consulado começam ainda de madrugada --o serviço abre às 7h30. Os usuários são submetidos a um forte esquema de segurança. Só entra quem agendou. Um formulário é lido por código de barras. Celulares devem ficar guardados em caixas.

Depois disso tudo, há a triagem da documentação e o registro das digitais. Só então a entrevista.

Acompanhantes têm de esperar fora do prédio, onde pequenos comerciantes e ambulantes montaram toda uma estrutura voltada para o consulado. Lojas tiram fotos 5x5 por R$ 15 (duas) e vendem os formulários. Flanelinhas agenciam taxis e bares saciam fome e sede nas horas de espera.

Outras bandeiras

Os problemas do consulado americano se destacam em relação aos serviços de outros países visitados pela Folha, que, apesar de também exigirem visto até para turistas, têm fluxo menor que o dos EUA.

No Consulado do México --uma casa arborizada no Jardim Europa (zona oeste)--,os usuários eram atendidos na hora marcada na manhã de quarta. No do Canadá, instalado em um andar de um prédio no Brooklin (zona sul), havia uma fila de 15 pessoas (poucos minutos) para a entrevista.

Já o Consulado de Cuba, no Sumaré (zona oeste), a reportagem encontrou só uma pessoa tentando tirar o visto.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u709658.shtml

Caramba, situação bem diferente da que eu enfrentei... Acho que pode ser tb por causa da época, as pessoas podem estar procurando mais devido as férias de Julho...
Meu relato:
Visto Americano
Visto Mexicano

2 comentários:

  1. Sara, eu já tinhe o visto mexicano e esse ano fui tirar o americano para poder viajar pra Disney em julho.
    Minha entrevista foi dia 03/03 agendada com uns 20 dias de antecedência.
    E foi uma baita canseira! Todas as filas demoraram absurdamente; a pra entrar no consulado, pra retirar a senha, pra passar pela pré entrevista e digitais e a da entrevista. Até para pagar o sedex demorou bastante!
    Eu cheguei lá mais ou menos às 8:30 (minha entrevista tava marcada para às 9:30), e saí quase meio dia!
    O mais tranquilo foi a entrevista. Só me perguntaram se eu já tinha solicitado o visto antes (não!), se eu já era formada e se eu tava indo pra Disney e com quem. Sem pedir nenhum documento!
    Meu visto foi concedido para 5 anos!

    Aproveitando, como vc mesma relatou o visto mexicano é bem menos casativo e sai no mesmo dia, mas tbm a procura é bem menor!

    Bom é isso, adora é só esperar pela viagem!
    Bjs

    Ps: adorei seus filhotes nas fortos da volta da sua viagem! São lindos! Tbm tenho uma e sei q vou morrer de saudades quando viajar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, tudo bem ?
    Caramba, com o seu relato e essa reportagem realmente acho que dei muita sorte no agendamento do meu...
    Eu acho que agora todos os vistos tem validade de 5 anos, o meu tb foi de 5. Sendo que o meu outro era de 10 anos. Li alguns boatos na internet que eles vão mudar para 10 novamente, mas nada oficial =/
    Ahhh obrigadinha pelos elogios aos meu filhotes !!!!! Nossaaaaaa... que saudade eu senti deles, mas tb fiquei com dó de levar, pelo stress que passariam no avião e tb no hotel, ter que deixar eles no hotel pois em vários lugares eles não poderiam entrar, então já que era pra sofrer, pelo menos eles ficaram aqui com a minha prima, e os priminhos de quatro patas deles, então se divertiram !!!!!

    Bjus,
    Sarinha

    ResponderExcluir