quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como se proteger do frio ?

Bom, para quem nunca passou um inverno na Europa, EUA, Canadá, etc... Realmente é complicado, o primeiro impacto é FORTE, hehehe, mas depois você se acostuma. Nosso inverno aqui no Brasil não chega aos pés do frio desses lugares, nem o inverno de Porto Alegre ou Curitiba é parecido, portanto PREPARE YOURSELF !!! Massssssssssss... não precisa se desesperar !!!!

Algumas dicas:


>> Vista-se em camadas, sim, vc será uma cebola !!! hehe..
Para parte debaixo: Primeiro vista uma "Thermal underwear" (o famoso mijão ou minhocão), ou para mulheres (uma meia-calça de lã). No meu caso, passo bem com uma meia-calça fio 40, uma de lã por cima e depois a calça jeans.
Pés: devem estar sempre quentes, uma meia de lã e uma de algodão já é suficiente, por isso seu tênis não pode ser muito apertado, tem que ser no estilo Timberland, bem fechado, tênis de corrida com respiro costumam deixar o pé gelado. Até hoje nunca senti a necessidade de comprar uma bota pra neve, mas isso varia conforme o tempo que você ficar andando na rua ou onde (mais frio, menos frio).
Para parte de cima: uma outra thermal ou uma cacharrel de algodão, depois uma blusa de lã fina (mas quente) ou um moleton e é só jogar o casacão por cima... Casaco do padrão deles de frio, pois nossos casacos aqui do Brasil não são recomendados.
Os itens importantes para um bom casaco (para o dia-a-dia):
- Tem que ser leve e de preferência impermeável
- De cores escuras (pra não ficarem com cara de sujo)
- Com um forro quente
- Mais compridos, em outras palavras, que cubram o bumbum =]
- Com dois punhos, um interno mais fechado, para evitar a entrada daquele ventinho sudoeste...
- Os zíperes devem ser cobertos, também para evitar o ventinho sudoeste.
- Com touca
Lembrando que em todos os lugares há calefação (aquecimento) então prepare-se para ficar tirando e colocando casaco conforme você entrar e sair dos lugares.

>> Com esse casacão lembre-se de que sua bolsa de mão precisa ter a alça mais comprida, bolsa com alça muito curta ficará caindo do ombro e será ruim de carregar, recomendo um bolsa estilo carteiro ou mochila.

>> Luvas, não adianta ser de couro ou lã, elas precisam ser forradas, pois senão o ventinho sudoeste será arrasador e vai congelar seus dedinhos. Vai ser um tal de tira e põe, que você deve tomar cuidado para não esquecê-las em alguma Starbucks.

>> Protetor de orelha, são bonitinhos e úteis, mas você sobrevive sem ele facilmente.

>> Leve pelo menos um casaco quente daqui do Brasil para não congelar logo que sair do aeroporto
- Depois e dependendo do frio que vc sentir, vá na Century 21 (NY) para comprar mais roupas de frio, fica perto do WTC - www.c21stores.com. Lá vc vai achar casacos bons e baratos... e até de marcas famosas. A loja é uma zona, mas garimpando se encontra. Muitos falam também da Burlington Coat Factory (www.burlingtoncoatfactory.com).

>> Compre várias touquinhas e cachecóis, (ABUSE !!!!!) assim vc não vai aparecer igual em todas as fotos !!! Os cachecóis precisam ser largos e comprimidos para esquentar e dar no mínimo uma volta inteira no seu pescoço. Lembre-se que eles não serão somente objeto de decoração e sim necessários para esquentar pescoço e nuca, Orelha, queixo, etc... (Qual a diferença entre pescoço e nuca ???????)
>> Protetor Labial e hidratante no rosto !!! Fundamental, pois o frio é tamanho que vai rachar seus lábios se você não se proteger, e meninos, se preparem pois terão que usar batom, hehehehehe... Lembre-se de hidratar o rosto, principalmente as bochechas, pois o vento é tão frio e forte que queima a pele.
Manteiga de cacau não é recomendado, existem lipsticks especiais, aqui no Brasil você encontra da Nivea vendendo em algumas farmácias. E lá, além da Nivea recomento tb o Chapstick.
O nariz também fica afetado com o frio, e dependendo da pessoa tem a necessidade de hidratá-lo internamente com cotonete e vaselina (diferente da nossa, vende na farmácia e é multi uso, pode hidratar as bochechas tb).
>> Mesmo com essa proteção toda, pode ser que você ainda sinta frio, afinal de contas estará caminhando por toda cidade, então recomendo você fazer algumas pausas nos Starbucks ou Delis para se aquecer e tomar um cafézinhuuuu... Ou seja, anda um pouquinho, congela um pouquinho, depois faça uma pausa para esquentar e retomar a caminhada.

>> Sua mala precisa ser um pouquinho maior para abrigar suas roupas de frio que geralmente são maiores e ocupam mais espaço que as roupas de verão.

>> Para informações atualizadas do tempo em NY acesse:
ps.: a temperatura nos EUA é medida em Fahrenheit, existe uma formula correta para a conversão dessa temperatura, mas você não vai querer pegar a calculadora, então uma simplificação da fórmula:

C*=(F-30)/2 VALOR APROXIMADO !!!!

a fórmula correta é: C=(F-32)/1,8


Bom, acho que as dicas são essas... se lembrar de mais alguma coisa atualizo o post...

COUNTDOWN: 55 days...

9 comentários:

  1. Oi Sara! Ótimas dicas! Olha, para sobrar espaço na mala para as compras, eu procurei levar pouca roupa da última vez. As blusas de malha, tipo cacharrel, eu usava até por 2 dias( não é porquice não..rsrs, é que no frio vc nem fica suada, aí dá para reaproveitar as roupas..haha). O protetor de orelhas eu tive que comprar..ventava muito e o frio era absurdo! Eu tinha o capuz do casaco, mas aí eu não enxergava a paisagem..parecia um cabresto..rs. Paguei $5 pelo protetor. O lábio do meu marido chegou até a sangrar de tanto frio. Mas acho que seguindo tudo que vc falou, dá para aguentar bem! Bjs
    Renata Mattos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara! Adorei seu blog! Estou indo com meu irmão para NY no ano novo e suas dicas estão sendo bem úteis. Só estou com dificuldade em achar uma loja de frio que venda a Thermal Underwear. Moro no RJ. Você sabe de alguma que venda?
    Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  3. Sarinha...
    Parece até que esse post foi feito para mim... hehehe...
    Continuo aqui na contagem regressiva, e MORRENDO de medo do frio... mas acho que estou começando a me acostumar com a idéia!!!
    Ótimas dicas, amiguinha!
    Beijos,
    Rê Braghini

    ResponderExcluir
  4. Oi Re Mattos,
    dei muita risada com o seu comentário falando que "não é porquice", e é BEM verdade o que você disse, eu usava uma blusinha de alcinha bem fininha por baixo da cacharrel e tb aproveitava e acabava usando a cacharrel uns dois dias... Minha Cacharrel é fina então deu até pra lavar no hotel e deixar secando... hehehe... Dicas para economizar espaço na mala !!!!

    Oi Ana Luiza,
    Muuuito obrigada pelos elogios !!!! Eu conheço a LUPO e a HERING que vendem aqui no Brasil, até segue o link para te ajudar e ter uma idéia de preço (em torno de R$25,00):
    http://www.meiassaojose.com.br/LST_SubDpto.asp?CodGrupo=1&CodDpto=3
    Na loja da Lupo também vende a meia calça de lã, para mulheres eu acho que é a melhor pedida !! Ou seja, se você entrar na loja da Lupo mesmo você encontra.
    ps.: já vi tb no Mercado Livre vendendo.

    Oi (amigona, vc é grande, hehehe),
    Ahhhh já tá na hora de perder esse medo mesmo, ehehe, você vai tirar de letra o friuzinhuuu e vai até acabar gostando !!!
    E continuamos na contagem !!!

    Bjs a todas !!!
    Sara

    ResponderExcluir
  5. Ana Luiza,

    Procure também na Loja de Inveno ( http://www.lojadeinverno.com.br/ ). Tem em alguns lugares no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sara

    Tenho lido seu blog desde setembro,fiquei sua fã desde o lata velha,olha só vou pra Orlando via Canadá, ficarei 5 horas para pegar o voo conexão para Orlando,estou com duas meninas 11 e 13 anos e suas dicas me ajudaram muito a comprar roupas para elas.Eu ia fazer o mesmo roteiro que vc mas desisti de NY pelo frio o ouvido de minha filha é muito sensível,faz tratamento desde pequena,desejo a vc um Feliz Natal e Ano Novo ótimas férias pra nós todos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Margarete, tudo bem ?
    Fiquei muito contente com o seu recadinho, que bom te ajudar !!!!! É realmente o frio em NY, ainda mais com essas nevascas estará congelante, mas com certeza vocês irão aproveitar muito mais em Orlando !!!!!!
    Te desejo um Feliz Natal e um Excelente 2010 !! e claro, uma ótima viagem para todos nós !!
    Bjs
    Sara

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Sara,muito prazer!!Te achei no orkut, na comunidade Nova York
    adorei suas dicas!vou passar o Natal e Ano Novo em NY com minha família. Sei que a época é de muito frio por lá, mas é uma oportunidade que surgiu e quero mais é aproveitar, afinal, gaúchos não podem temer o frio eheh Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Leonor, tudo bem ?
    Poxa vida, pra vcs gaúchos, com certeza, o menor dos problemas será o frio !!! hehehe... Aproveite bastante a viagem e andem muuuuuito !!!! Depois passe aqui para nos contar como foi...
    Bjus,
    Sara

    ResponderExcluir